Experiência final - Rhinoceros e Grasshoper
- thaisarqtec
- 1 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
A atividade final proposta pela disciplina TEC 4 foi uma experiência com o software de modelagem digital Rhinoceros, juntamente com o Grasshoper. Em uma explicação simplificada, o programa Grasshoper se liga às formas criadas no Rhinoceros e as modifica pela alteração de parâmetros numéricos.

Este é um passo-a-passo da experiência realizada em sala:
1. Primeiro, foi desenhada uma forma curva no Rhinoceros, em perspectiva, no sentido do eixo de coordenada X.

2. No Grasshoper criou-se um comando "Curve" e ele foi conectado à curva do desenho.

3. Para espelhar a curva no sentido desejado, foi criado o comando "Mirror" junto com o "XZ Plane".

4. Foram criados dois comandos "Divide Curve" e cada um ligado em uma curva, a original e a espelhada. E um "Number Slider" para definir o número de divisões desejadas.

5. O comando "Line" foi ligado aos dois "Divide Curve". Os pontos de divisão da curva original foram definidos como o início das linhas e os pontos de divisão da curva espelhada como seu final.

6. O comando "Evaluate Curve" conectado ao "Line" e ao "Number Slider" de valor 0,5 (sendo o mínimo 0,0 e o máximo 1,0) marcou o meio das linhas criadas anteriormente.

7. Para mover esses pontos intermediários no eixo Z, foram criados os comandos "Move" e "Unit Z". A intenção é que a altura de cada ponto seja porporcional ao comprimento da linha correspondente. Mas para que essa altura pudesse ser controlada, criou-se o comando "Division" conectado ao "Lenght", que é o tamanho da curva, e ao "Number Slider", que definiu o valor da divisão.

8. O comando "Arc 3pt" cria um arco de 3 pontos. O primeiro ponto são as divisões da curva original, o segundo ponto são os pontos intermediários movidos no eixo Z, e o terceiro ponto são as divisões da curva espelhada. Novamente, os arcos foram proporcionais aos comprimentos de cada linha.

9. Por fim, criou-se o comando "Loft" que conectado ao ao "Arc" desenhou um plano de face entre as curvas desenhadas.

10. Desativando o restante dos comandos e deixando apenas o "Loft" ativo, este foi o resultado obtido:



11. E ainda que os outros comandos estejam ocultos, ainda é possível alterá-los. Aqui, está o resultado de uma alteração no "Number Slider" do "Division" criado no passo 7. Isso alterou a altura das curvas e consequentemente a forma obtida.

Concluindo, esta foi uma experiência que demonstrou na prática o que pesquisamos durante o semestre sobre modelagem tridimensional, fabricação digital, manipulação de parâmetros, entre outros conceitos.
Também foi uma introdução a dois softwares ainda desconhecidos para a maioria dos alunos, que despertou a nossa curiosidade, pois trouxe uma nova forma de se modelar em três dimensões, não apenas com formas, mas também números. Além disso, trouxe a possibilidade de um futuro aprofundamento nesses programas, já que o Grasshoper pode facilitar muito a experiência com o Rhinoceros.
Comments